top of page
Âncora 2
Conheça
nossa história
O Coletivo Cine Sapatão surgiu em São Paulo, no final de 2017, com o objetivo de pensar o cinema em articulação com as lutas lésbicas. Desde sua criação se constituiu como um cineclube com frequência de exibições mensais e gratuitas, alternando em espaços de cultura no centro da cidade de São Paulo e, a convite, na periferia, em cidades do interior e em outros estados, como Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Organiza eventos em parceria com outros coletivos lésbicos, promovendo uma rede de fortalecimento de cultura e lutas lésbicas. Dentre suas parcerias estão o Arquivo Lésbico Brasileiro, a Caminhada Lésbica e Bissexual de São Paulo, a Revista Alternativa L, o GAAVAH Brasil, as Fanchecléticas Coletiva, a revista Tia Concha, a editora Brejeira Malagueta e a livraria Pulsa.
Além disso, com os estudos e reflexões sobre o cinema e o movimento lésbico brasileiro, surgiram oficinas e cursos, como os oferecidos junto à Ação Educativa em 2019 e junto ao SESC Pompéia em 2022.
A nível acadêmico, o coletivo produziu também artigos, sendo um publicado na REBEH - Revista Brasileira de Estudos da Homocultura (UFMT) e outro em um livro vinculado ao Departamento de Filosofia da USP. Ademais, foram feitas apresentações em eventos acadêmicos, como no Encontro Fazendo e Desfazendo o Gênero da ECA-USP (2020) e na Jornada de Estudos Contra Normativos (2021).
O Cine Sapatão foi coorganizador do (A)gosto das Lésbicas (2020), uma série de encontros que reuniu pela primeira vez artistas, ativistas e pesquisadoras de todo o Brasil para pensar temas do passado, do presente e do futuro de lésbicas, bissexuais e do movimento organizado.
O coletivo realizou também de maneira independente dois documentários curtos sobre os protestos de 8 de março de 2020 em São Paulo. Por fim, está agora finalizando seu primeiro filme feito com financiamento público, via PROAC, sobre o Ferro's Bar e as lésbicas na ditadura militar.
Atualmente o Cine Sapatão é composto por Fernanda Elias (2017-presente), Rita Quadros (2017-presente), Nayla Guerra (2019-presente), Carolina Matias, Ceia Gomes e Jheniffer Lourenço (2022-presente).
Também já constituíram o coletivo em outros momentos: Mara Minassian (2017-2018), Catharine Rodrigues (2018), Vitória Bredoff (2020-2021) e Aline A. Assis (2020-2022).
Quer ficar por dentro
das novidades?
Inscreva-se na nossa newsletter
Quem somos
Quem somos
Eventos
bottom of page